Apesar de meu MacBook Air ter um disco rígido de 120 GB, estou sempre lutando para manter espaço de armazenamento livre suficiente. Sempre que olho para o meu espaço disponível, estou sempre pairando em torno de 15-20 GB.
O que você pode achar que não é pouco, mas quando fica abaixo de 10 GB, o computador começa a exibir mensagens de erro de inicialização contínuas.
Desde que comprei meu primeiro MacBook em 2012, tentei vários métodos para manter o computador o mais limpo possível. Aqui estão os métodos testados e comprovados que criei. Alguns são óbvios, enquanto outros não.
Encontre seus maiores arquivos
O primeiro passo é encontrar seus maiores devoradores de espaço.
Algumas coisas serão evidentes. Se você usa o iMovie, por exemplo, os arquivos de vídeo nos quais você está trabalhando no momento ocuparão uma quantidade enorme de espaço. Se você baixar músicas do iTunes, todos esses arquivos m4a ocuparão muito espaço. Se você usa o aplicativo Fotos, é provável que a biblioteca de fotos ocupe muito espaço.
A biblioteca do iMovie está na pasta “Movies” e a minha tem atualmente 12GB de tamanho (clique com o botão direito do mouse no arquivo e escolha “Get Info” para ver seu tamanho). A mídia do iTunes, incluindo músicas e filmes, está na pasta “Música” (outros 15 GB). O banco de dados de fotos está naturalmente em “Imagens”.
A melhor solução para itens como o iMovie e o iTunes é simplesmente mover as pastas para um pendrive grande ou unidade portátil conectada e apontar os aplicativos para os novos locais.
Classificar arquivos por tamanho
A próxima etapa é classificar todos os arquivos do disco rígido de acordo com o tamanho. Para fazer isso, abra o Finder em seguida, no menu superior, selecione Go e depoisRecentes. Se você não vir os recentes, clique em Todos os meus arquivos.
Isso embaralha todos os seus arquivos juntos. Se você tiver que clicar em Todos os meus arquivos, clique no ícone com três linhas horizontais para mostrar os arquivos como uma lista.
Clique em Tamanho no cabeçalho até que o maior arquivo apareça no topo. Observe que esta lista NÃO inclui aplicativos e arquivos do sistema. Se você não vir Tamanho, clique com o botão direito do mouse em qualquer cabeçalho de coluna (tipo, nome etc.) e selecione Tamanho.
Se você clicar com o botão direito do mouse em um dos arquivos, poderá excluí-lo. Ou se você quiser ver em qual pasta ele está primeiro, clique com o botão direito do mouse e selecione Mostrar na pasta anexa.
Existem aplicativos que fazem toda essa classificação de arquivos grandes para você, como o OmniDiskSweeper gratuito. Mas depois de experimentá-lo, concluí que não faz muito mais do que descrevi acima.
Exclua todos os arquivos desnecessários ou remova-os do computador
O próximo passo é fazer uma grande limpeza de exclusão.
Foque em áreas onde muitos arquivos tendem a se acumular. Isso geralmente é a pasta Downloads, a área de trabalho e a lixeira. Exclua tudo o que não precisa e esvazie a Lixeira. Bem aí, você provavelmente notará uma grande melhoria no espaço.
Em seguida, jogue tudo o que deseja manter em uma pasta.ext, pegue um pendrive grande de 128 GB ou um disco rígido portátil e transfira tudo do computador.
Usar sincronização seletiva no armazenamento em nuvem
Se você não quiser usar um stick USB ou unidade portátil – ou ainda quiser trazer arquivos de volta sem esforço para o computador MacOS – então o armazenamento em nuvem é uma escolha sólida. Mas para economizar espaço no seu computador, você precisa usar um recurso chamado “ Sincronização seletiva ”.
Selective Sync é oferecido por todas as principais plataformas de armazenamento em nuvem, incluindo a que eu uso (Sync.com). É aqui que todos os seus arquivos são enviados para o site do serviço de armazenamento em nuvem, mas nas configurações do aplicativo para desktop, você pode escolher quais arquivos serão sincronizados com o seu computador.
Então, nas preferências do aplicativo de desktop Sync.com, posso desmarcar as caixas das pastas que desejo fora do computador, mas elas permanecerão em minha conta online. O Dropbox e o Google Drive também têm essa opção em suas preferências.
Desinstale aplicativos desnecessários – corretamente
Desinstalar aplicativos é muito mais fácil em um Mac do que no Windows. Com um Mac, basta jogar o aplicativo na lixeira e excluí-lo.
O problema é que, como o Windows, isso não o desinstala completamente. Os arquivos temporários geralmente são deixados para trás, acumulando uma enorme quantidade de lixo que, com o tempo, se acumula e ocupa um espaço valioso.
É por isso que adoro o AppCleaner gratuito.
Com o AppCleaner, você pode arrastar o arquivo do aplicativo para o AppCleaner e ele buscará todos os arquivos associados para você excluir ao mesmo tempo.
Ou você pode configurá-lo para que você possa enviar o arquivo do aplicativo para a Lixeira e o AppCleaner imediatamente abre sozinho com todo o crud relacionado para você tocar.
AppCleaner também pode informar quanto espaço cada aplicativo está ocupando para que você decida se vale a pena excluí-lo para liberar espaço.
E você também pode remover widgets e plugins, que não vão devolver tanto espaço, mas cada bit conta.
Parar de instalar aplicativos se houver uma versão do navegador
Muitos aplicativos populares agora têm versões da web igualmente boas – se não melhores. Isso elimina a necessidade de instalar as versões de desktop, o que economizará espaço a longo prazo.
Por exemplo, o LibreOffice ocupa cerca de 4 GB de espaço no meu computador. Mas se eu o desinstalasse e usasse o Google Docs, recuperaria os 4 GB e todo o espaço que os arquivos do LibreOffice ocupariam.
Além disso, certifique-se de ler nosso artigo do site irmão sobre como usar alguns aplicativos da Web, como aplicativos de desktop, obtendo assim o melhor dos dois mundos.
Outros aplicativos com boas versões da web incluem:
- Skype
- Slack
- Bolso
- Mail (mude para e-mail baseado na web).
Esvazie a pasta de backup do iOS
Se você costuma usar o iTunes para fazer backup de seus dispositivos iOS no seu Mac, considere excluir a pasta de backup do iOS. Quando verifiquei ontem, era quase 21 GB, voltando meses!
Para encontrar a pasta, vá para o Finder e, em seguida, Go , e depois Go To Folder .
Na caixa que aparece, digite o seguinte:
~/Library/Application Support/MobileSync/Backup
Delete a caixa que aparece. Lembre-se de fazer um novo backup do iOS imediatamente depois ou fazer backup no iCloud.
Conclusão
Estas são as coisas que faço semanalmente para garantir que o computador esteja o mais limpo possível. A cada seis meses, dou um passo adiante e reformato completamente o computador, algo que abordarei em um artigo em breve.