É fato que os computadores ficam mais lentos. Às vezes é devido ao desgaste, mas também pode ser algo tão simples quanto o seu disco rígido se encher de arquivos que não são mais necessários. Ou arquivos essenciais do sistema operacional que foram excluídos acidentalmente.
Quando isso acontecer, é hora de considerar a reinstalação do sistema operacional. É uma dor de cabeça monumental, pois não é um processo curto, mas no caso do macOS, é um processo fácil. Você precisa de uma conexão com a Internet, então não pense em fazer isso no ônibus ou algo assim.
Isso é algo que venho querendo fazer há algum tempo, mas a procrastinação é minha amiga. Mas hoje, para os fins deste artigo, decidi fazê-lo.
Etapa Um – Faça Backup de Todos os Arquivos Essenciais
Este é sempre o primeiro passo antes de reinstalar um sistema operacional. Para excluir todos os arquivos desnecessários, faça backup do restante no armazenamento em nuvem, em um pendrive ou em um disco rígido removível.
Lembre-se de também fazer backup da sua biblioteca do iTunes, do banco de dados do iMovie e do banco de dados do Photos. Eles podem ser arrastados para o armazenamento portátil e depois arrastados de volta para o computador mais tarde, quando o processo terminar.
Se você usa o Time Machine, esse processo de backup é muito fácil.
Etapa Dois – Desative o FileVault
Habilitar o FileVault impede que você reformate e reinstale o disco rígido. Então vá para System Preferences–>Security & Privacy e desligue-o. Isso pode levar até 30 minutos, então seja paciente. Vá fazer um café ou algo assim.
Etapa Três – Você Criptografou o Disco de Inicialização?
Por motivos de segurança, você deve ter criptografado seu disco de inicialização desde o início. A pequena desvantagem disso é que, se você esquecer a senha de criptografia, nunca mais poderá desbloqueá-la e nunca poderá reinstalar o macOS.
Confie em mim, estou falando de uma experiência passada muito amarga aqui.
Supondo que você saiba sua senha, reinicie o computador e, ao mesmo tempo, mantenha pressionadas as teclas CMD + R. Isso mostrará a tela do cadeado acima (que eu tive que fotografar, já que não posso fazer capturas de tela neste estágio).
Digite sua senha e a tela mudará para mostrar isso. Mais uma vez, tive que tirar uma foto com meu iPhone, então peço desculpas pela qualidade tão perfeita.
Se você não sabe sua senha, então você está seriamente sem sorte, pois nem mesmo a Apple irá desbloqueá-la para você.
Etapa Quatro – Apagar o Conteúdo do Disco Rígido
Como você pode ver no menu acima, existe uma opção chamada “Disk Utility”. Escolha isso e selecione o disco onde o sistema operacional está instalado. No meu caso, há apenas um disco, mas se você estiver em inicialização dupla, terá mais de um.
Agora clique em “Apagar” e uma pequena caixa aparecerá solicitando o nome desejado da unidade recém-formatada, bem como o tipo de formato de arquivo (APFS). Eu recomendaria deixá-los como estão.
Apagar leva literalmente segundos (pelo menos na minha experiência). Quando terminar, a parte “Usada” do disco deve ser minúscula (no meu caso, 20KB). Neste ponto, tudo em seu computador se foi.
Feche a janela do Utilitário de Disco e você voltará para a tela Utilitários.
Etapa cinco – Escolha sua opção de reinstalação preferida
Agora existem duas opções na janela Utilitários que você pode escolher.
O primeiro é o backup do Time Machine. Se você tem o hábito de fazer backup regularmente com o Time Machine e, um dia, acidentalmente exclui um monte de arquivos do sistema, basta reverter o computador para um backup do Time Machine de, digamos, no dia anterior. Isso seria o equivalente a fazer uma restauração do sistema em um PC com Windows.
Mas eu não uso Time Machine (eu faço backup manualmente). Portanto, para mim e para outras pessoas como eu, a única outra opção é escolher a opção “Reinstalar o macOS”. Então vá em frente e clique nele e clique em “Continuar” quando solicitado.
Etapa Seis – Finja que leu o Contrato do Usuário
Você agora será solicitado a ler o contrato do usuário. Faça o que todo mundo faz e finja que leu e clique em “Concordo”. Não se preocupe, a Apple nunca saberá.
Agora escolha um disco para instalar o sistema operacional. No meu caso, há apenas um disco. Escolha-o e continue.
O processo de reinstalação será iniciado agora.
O computador será reiniciado várias vezes durante o processo e pode levar até uma hora ou mais para terminar. O bom é que ele faz tudo sozinho a partir de agora, então você pode sair e fazer outra coisa enquanto isso. Você não está preso olhando para a tela vendo sua vida passar.
Etapa Sete – Configure tudo novamente
Uma vez que o sistema foi reinstalado, você terá que começar o tedioso processo de colocar as coisas de volta como estavam. Isso incluirá:
- Ativando o Firewall.
- Ativando o FileVault.
- Recriptografando o disco de inicialização.
- Reinstalando seus aplicativos.
- Trazendo arquivos essenciais de volta para o computador a partir de seus backups.
- Adicionando um código PIN de bloqueio de tela.
Essencialmente, você deve acessar as Preferências do Sistema e verificar cada item um por um. O computador agora está de volta às configurações de fábrica, portanto, quaisquer ajustes e personalizações feitas anteriormente serão removidos.
Existe um ótimo guia chamado Hardening macOS, que fornece uma lista enorme (mais de 40) de precauções de segurança que você deve seguir com uma nova instalação do macOS. Eu recomendo fortemente que você o consulte e faça o máximo possível. Algumas delas podem soar como exagero, mas você nunca pode ser muito cuidadoso.