No outono do meu primeiro ano do ensino médio, minha tia comprou meu primeiro laptop. Um MacBook Pro novinho em folha e eu absolutamente não conseguia acreditar. Acontece que esse mesmo computador ainda está funcionando quase 10 anos depois; mas está funcionando com a mesma eficiência? Com um pouco de ternura, amor e cuidado, a resposta provou ser SIM
Atualizar um MacBook Pro antigo pode parecer uma tarefa monumental, mas pode ser dividida em duas categorias: otimizações de software e atualizações de hardware. Este artigo se concentrará em otimizações de software e abordaremos as atualizações de hardware em outro artigo.
É importante observar que, se você tiver um MacBook mais antigo, deve NÃO atualizar o sistema operacional para Mojave, existem muitos programas que encontrar problemas de compatibilidade e indexação. Na maioria dos casos, você nem terá permissão para isso.
Estas 7 tarefas simples irão melhorar significativamente a velocidade e o espaço de armazenamento do seu MacBook Pro. Vamos entrar nisso.
6. Limitando programas de inicialização
Muitas vezes, o motivo mais comum para um MacBook antigo demorar mais para inicializar é que há muitos programas de inicialização em execução em segundo plano quando a máquina é ligada pela primeira vez. Esta é uma solução simples e tudo o que você precisa fazer é o seguinte:
- Faça o seu caminho para Preferências do Sistema
- Clique em Usuários e grupos
- Clique na guia Itens de Login
Se você vir algo na guia Itens de login que não inicializou na inicialização, basta clicar nesse item e clicar o sinal de menos (-) no canto inferior direito onde diz Para ocultar um aplicativo ao fazer login, marque a caixa de seleção na coluna Ocultar ao lado do aplicativo Desativar a inicialização de aplicativos na inicialização acelerou drasticamente meu tempo de inicialização e isso também acontecerá com você.
5. Limpe sua área de trabalho
Uma solução simples que você pode não pensar de imediato é limpar todos os itens que estão ocupando espaço na sua área de trabalho. Se houver muitos itens e pastas, pode valer a pena consolidar todas essas pastas e arquivos em uma única pasta que você pode direcionar para algum lugar além da área de trabalho.
Eu costumava ter arquivos espalhados por toda a minha área de trabalho e até mesmo consolidá-los em 7 pastas melhora drasticamente minhas velocidades de inicialização e tempo de execução.
4. Excluindo arquivos grandes
Outro grande problema que se sabe que amaldiçoa o MacBook mais antigo é bastante óbvio: arquivos grandes e indesejados diminuem significativamente o desempenho de uma máquina mais antiga.
Normalmente, para garantir que a irritante "bola de praia da morte" permaneça em sua gaiola cibernética, você deve garantir que pelo menos 20% do seu disco rígido esteja livre. Para liberar espaço, basta:
- Clique no logotipo da Apple no canto superior esquerdo da tela
- Selecione Sobre este Mac
- Navegue até Storage (a terceira guia) e clique em Manage
- A partir daqui você deve ver os arquivos maiores e excluí-los de acordo.
Se você estiver executando o OS X 10.11 (El Capitan) ou anterior, infelizmente não terá o botão Manage. Nesse caso, abra o Finder, clique em Todos os meus arquivos na barra lateral esquerda e classifique pela coluna Tamanho.
Uma observação importante, iOS Files à esquerda foram criados antes que o iCloud funcionasse como funciona agora. É uma cópia exata de um telefone ou dispositivo iOS mais antigo, que você deve excluir se tiver o iCloud ativado porque o iCloud faz tudo isso remotamente agora.
Também é importante mencionar iTunes porque filmes ou podcasts antigos ocupam uma quantidade significativa de espaço, então se você já visto esses filmes, você pode querer considerar excluí-los depois.Depois de fazer isso, liberei aproximadamente 30 GB do meu disco rígido. A 'bola de praia da morte se foi.
3. Limpe o Cache
Limpar o cache do sistema é algo que não faço há algum tempo e ajudou a acelerar as coisas. Para limpar o cache do sistema, basta:
- Navegue até Finder
- Na guia Ir na parte superior esquerda da tela, selecione Ir para a pastana parte inferior do menu suspenso
- Para acessar o diretório de caches, digite exatamente "~/Library/Caches" (sem as aspas)
- Delete tudo dentro da pasta Caches. Qualquer arquivo que o computador precisar será automaticamente baixado novamente, para que você não precise se preocupar em deletar algo importante.
Depois de fazer isso, reinicie o computador e notará uma mudança drástica se não tiver limpado o cache antes.
2. Desabilitar FileVault
De todas as dicas que vi para acelerar um MacBook Pro mais antigo, esta foi a mudança mais significativa para mim. FileVault é o recurso de criptografia integrado do OSX que criptografa todos os seus arquivos e dados em seu computador.
Se você não é um indivíduo de alto nível que precisa de muita segurança (como eu), não precisará ativar o FileVault. Para desativar esse recurso, você precisará:
- Navegar para Preferências do Sistema
- Selecione Segurança e Privacidade
- Escolha a aba FileVault
- Clique na imagem Bloquear na parte inferior esquerda da janela para permitir que alterações sejam feitas nesta configuração e digite seu administrador senha para confirmar.
- Select Turn Off FileVault…
Nota importante para este processo:
Descriptografar suas informações levará MUITO tempo, por isso é importante que você faça isso quando não precisar de seu laptop por um período de tempo significativo. Eu recomendaria fazer isso antes de dormir porque costuma levar de 4 a 12 horas.
Esta dica fez a mudança mais significativa para mim porque os dados descriptografados levam muito menos tempo para carregar. Desativar isso também liberou 90,2 gigabytes de espaço para mim, então eu recomendo totalmente.
1. Redefinir SMC e NVRAM
Outro método de grande impacto para melhorar e atualizar o desempenho do MacBook é redefinir o SMC e a NVRAM. O SMC ou System Management Controller é responsável pelo gerenciamento de bateria, gerenciamento térmico e muitos outros serviços de gerenciamento de hardware.
Redefinir isso pode ajudar a resolver problemas de superaquecimento ou bateria que você pode estar enfrentando. NVRAM ou memória de acesso aleatório não volátil é “a pequena quantidade de memória que seu Mac usa para armazenar certas configurações e acessá-las rapidamente”, de acordo com o suporte da Apple. Redefinir isso foi incrivelmente valioso para mim porque meu disco rígido é particionado e a NVRAM manipula as configurações do disco de inicialização.
Sua configuração do MacBook provavelmente será diferente da minha, assim como suas opções de redefinição.
Para reinicializar o SMC basta:
Acesse este link e encontre as opções de redefinição para sua máquina específica
Para redefinir NVRAM você simplesmente precisará:
Acesse este link e encontre as opções de redefinição para sua máquina específica
Estas são as otimizações que você pode fazer na interface do usuário do OS X. Espero que isso ajude a prolongar a vida útil do seu amado MacBook! Para atualizações de hardware, verifique meu próximo artigo, substituiremos componentes internos da máquina para agilizá-la.Se você tiver alguma dúvida, sinta-se à vontade para me enviar uma mensagem e responderei o mais breve possível!