Os computadores com Windows têm várias ferramentas de diagnóstico conhecidas e fáceis de usar, mas o pessoal do Mac carece dessa versatilidade. O macOS é conhecido por ser mais difícil de trabalhar, e a maioria dos usuários acha mais fácil deixar um técnico especializado lidar com o problema, em vez de lidar com ele sozinho.
Mas se você vem da terra do bricolage, essas ferramentas são para você. Reunimos uma lista de algumas das ferramentas de diagnóstico mais úteis no macOS para ajudá-lo a descobrir por que está vazando memória, por que sua CPU está no máximo e para onde foi todo o espaço no disco rígido.
OnyX (Download)
OnyX é um utilitário de disco gratuito para Mac que é perfeito para descobrir por que as coisas não estão funcionando tão rápido ou sem problemas quanto deveriam. OnyX permite que você execute diagnósticos em seu disco rígido, execute várias tarefas de manutenção do sistema e exclua caches que você talvez nem saiba que estão lá. Ele também fornece acesso a muitos recursos ocultos no macOS.
A melhor parte? OnyX é totalmente gratuito. O programa é atualizado de forma consistente para funcionar com as atualizações mais recentes do sistema operacional, para que você não precise se preocupar com incompatibilidade. O criador lança atualizações logo após a Apple, então se não funcionar imediatamente após a atualização, espere um pouco.
Utilitário de Disco
Disk Utility é um utilitário de disco (surpresa!) fornecido com o macOS que ajuda a lidar com erros de unidade e arquivos corrompidos.Também é a ferramenta ideal se o seu Mac não inicializar em seu sistema operacional. Se você já ouviu falar dele antes, você pode encontrá-lo escondido na pasta Applications > Utilities.
Como o Disk Utility vem com o macOS, é um programa gratuito. Se você tiver uma unidade que está apresentando erros, poderá executar o First Aid nela depois de iniciar o utilitário. Você também pode usar este utilitário para criar uma imagem de sua unidade e exportá-la para um disco rígido externo - um recurso útil se seu disco rígido estiver falhando.
MemTest86 (Download)
Os computadores Apple são inescrutáveis em mais maneiras do que apenas seu sistema operacional. Muitos deles dificultam, se não impossibilitam, trabalhar no hardware ou modificá-lo de alguma forma. Um Macbook tende a ter todos os seus componentes soldados à placa-mãe, mas os iMacs geralmente fornecem uma maneira de trocar a RAM. Mas, como qualquer pessoa que já trabalhou com RAM sabe, pode estar com defeito.
Quando você perceber que sua RAM não está funcionando corretamente, experimente o MemTest86. É um programa que pode ser baixado em uma unidade USB inicializável. Quando quiser usá-lo, basta pressionar a tecla Option enquanto o Mac inicializa. O MemTest86 testará sua RAM quanto a qualquer instabilidade e ajudará você a descobrir de onde podem vir seus problemas de memória.
Malwarebytes (Download)
Malwarebytes é um dos programas mais usados para testar malware. É mais comum para usuários do Windows, mas, apesar da crença comum, os Macs podem ser vítimas de malware e vírus. Malwarebytes é simples de usar. Basta executar a verificação pelo menos uma vez por mês, se não uma vez a cada duas semanas, para garantir que seu Mac esteja livre de qualquer malware.
Mesmo que a chance de uma infecção por malware seja baixa, ainda é bom estar do lado seguro das coisas. Uma verificação rápida algumas vezes por mês irá mantê-lo protegido contra software de phishing, keyloggers e muito mais.
Diy Diagnostics
Como acontece com qualquer ferramenta que permite trabalhar dentro dos arquivos de um sistema operacional, use as ferramentas de diagnóstico com cuidado. Certifique-se de estar completamente ciente do que os comandos que você está usando fazem antes de usá-los.
Essas ferramentas podem ser extremamente úteis para prolongar a vida útil do seu Mac, mas o uso indevido delas pode causar danos irreparáveis ao seu sistema.