Você pode adorar seu novo e brilhante MacBook Pro, mas isso não significa que seja perfeito. Embora o macOS executado no hardware original da Apple seja menos propenso a problemas técnicos quando eles surgem, encontrar soluções pode ser difícil.
Um problema que sempre parece voltar ao longo dos anos são as conexões Wi-Fi irregulares. Em outras palavras, seu MacBook continua perdendo sua conexão sem fio ou se recusa a conectar em primeiro lugar.
Nós vasculhamos a sabedoria coletiva da internet, adicionamos um forte traço nosso e reunimos os conselhos mais prováveis de colocar seu MacBook Pro de volta na superestrada da informação.
É um problema de WiFi?
Essa pode parecer uma pergunta óbvia, mas o seu MacBook Pro realmente está com problemas relacionados à conexão Wi-Fi? Se o ícone de conexão Wi-Fi mostrar que você está conectado à rede local, mas o desempenho da Internet for irregular ou apenas alguns sites funcionarem, é provável que o problema não esteja na conexão Wi-Fi em si.
Esse tipo de problema está fora do escopo deste artigo. Se precisar de ajuda com sua internet, confira nosso artigo sobre o assunto. Abaixo, veremos apenas possíveis soluções para problemas de conexão WiFi.
Manutenção básica
Antes de entrar em pânico e procurar rituais misteriosos de vodu para recuperar o Wi-Fi, comece com as etapas simples e óbvias de limpeza que muitas vezes podem resolver os problemas por conta própria.
Primeiro, verifique se o seu MacBook foi atualizado para a versão mais recente do macOS. Em seguida, reinicie o Mac e reinicie o roteador. Também é uma boa ideia desconectar tudo das portas USB/Thunderbolt para eliminar quaisquer terceiros culpados.
Preste atenção nas recomendações do macOS Wifi
Quando você se conecta a uma rede WiFi usando o macOS, o computador executa algumas verificações padrão na conexão para garantir que esteja funcionando corretamente. Se houver algum problema, você verá uma lista de recomendações no menu WiFi. Tente resolver qualquer um desses problemas listados primeiro. Se o problema persistir após seguir o conselho proposto, continue com a investigação.
A ferramenta de diagnóstico WiFi
Se você determinar que o problema está relacionado ao WiFi, um bom lugar para começar é usando a ferramenta de diagnóstico sem fio do macOS.
- Simplesmente segure o botão option e clique no ícone WiFi.
- Clique em Open Wireless Diagnostics e execute o próprio diagnóstico seguindo o assistente.
Se a ferramenta encontrar algo sistemático, ela listará o problema e você poderá procurá-lo especificamente. Se o problema for intermitente, você pode descobrir que a ferramenta de diagnóstico não encontrará nada. Nesse caso, a investigação continua.
Alguma coisa mudou recentemente?
A próxima coisa que você deve considerar é se algo específico aconteceu quando seu WiFi começou a falhar.
Você acabou de atualizar os drivers? Você trocou de roteador? Se possível, tente reverter as alterações que aconteceram recentemente, para testar se o problema desaparece.
É apenas o seu Mac?
É muito importante descobrir se o seu MacBook Pro é especificamente o problema de queda da conexão sem fio ou se outros dispositivos que usam a mesma rede Wi-Fi também estão tendo problemas. Isso inclui laptops Windows, smartphones, TVs inteligentes e qualquer outro dispositivo que use uma conexão com a Internet.
Eles estão funcionando conforme o esperado? Caso contrário, pode não ser um problema com o seu MacBook Pro. Se isso acontecer entre dispositivos, é mais provável que o fator comum seja o roteador.
Está em todas as redes?
Da mesma forma, não tire conclusões precipitadas se ocorrerem falhas na rede WiFi em apenas uma rede. Se o problema for o seu MacBook, o problema provavelmente o seguirá de uma rede Wi-Fi para outra.
Se isso não acontecer, mais uma vez o roteador pode ser o verdadeiro culpado. Certifique-se de ler nosso artigo sobre como consertar seu roteador se a conexão continuar caindo.
O problema persiste na Ethernet?
Se você tiver um adaptador ethernet para o seu MacBook Pro, vale a pena desligar o WiFi e conectar diretamente ao seu roteador. Se o problema persistir mesmo ao usar uma conexão ethernet, pode ser novamente um problema de configuração com o roteador, pois isso elimina o WiFi como um fator.
A força do sinal está baixa?
Baixa intensidade de sinal é sempre o principal candidato ao procurar por suspeitos de abandono de WiFi. O problema ocorre quando você está próximo e à vista do roteador ou ponto de acesso da rede? Há muitos motivos pelos quais seu roteador pode ter uma conexão fraca com seu MacBook Pro.
Se você perceber que a instabilidade de sua conexão desaparece quando estiver mais próximo do ponto de acesso à rede, talvez seja possível resolver o problema com um repetidor WiFi. Eles estendem a força do sinal para que a pegada de WiFi de boa qualidade se torne maior.
Você também pode considerar aumentar a intensidade do sinal nas configurações do roteador ou adicionar uma antena externa a ele, caso ainda não o tenha feito. Você pode ler nosso guia completo para aumentar a força do sinal WiFi aqui.
Remover fontes de interferência
Modern WiFi opera nas bandas de frequência de 2,4 Ghz e 5 Ghz. Como é digital e possui correção de erros sofisticada, outros dispositivos que usam a mesma frequência geralmente não afetam o desempenho de forma perceptível.
No entanto, você pode querer eliminar a interferência como um problema desconectando dispositivos Bluetooth (que também são 2,4 GHz) e afastando-se de dispositivos como fornos de microondas. Mudar de banda no seu roteador também pode melhorar a estabilidade.
Existe competição de canal?
Todos os sistemas WiFi operam nas mesmas frequências, então por que eles não se chocam entre si? A resposta é que eles usam “canais”, que dividem a frequência principal em canais pequenos e estreitos.
Existem 11 e 45 canais nas frequências de 2,4 GHz e 5 GHz, respectivamente. Então, geralmente, o roteador do seu vizinho usará automaticamente um canal que não tenha mais nada acontecendo nele. No entanto, um roteador pode ter seu canal configurado manualmente ou, por algum outro motivo, há muita concorrência para encontrar um bom canal. Os canais 1, 6 e 11 são escolhas populares para a banda de 2,4 GHz porque não se sobrepõem.
Você pode usar um aplicativo analisador de WiFi em seu smartphone ou computador para ver quais redes WiFi locais estão usando quais canais e, em seguida, configurar seu roteador para usar um relativamente incontestável.
Acontece depois de acordar?
Os usuários de Mac geralmente se deparam com uma situação em que o Wi-Fi não se reconecta corretamente após sair do modo de hibernação. A boa notícia é que existe uma maneira bastante confiável de resolver o problema.
- Primeiro, vá para o menu Apple, System Preferences, e depois Network .
- Clique em Avançado. Aqui você verá uma lista de redes preferidas.
- Selecione todos com Command + A e clique no botão menos para removê-los.
- Agora volte para a janela Network de antes. Clique no menu suspenso Locations e clique no ícone de adição. Nomeie um novo local e clique em Concluído.
Agora tudo o que você precisa fazer é reconectar-se ao Wi-Fi e, a partir de agora, não haverá mais problemas para conectar-se à rede após acordar.
Esqueça a rede
Se você achar que não consegue se conectar a uma rede, mesmo que tenha funcionado antes, a solução geralmente é simplesmente esquecer essa rede e reconectá-la.
Se você leu a solução de ativação do sono acima, já sabe como fazer isso. A única diferença é que você selecionará apenas uma única rede, em vez de toda a lista como fizemos acima.
Não há mais ansiedade de desconexão
Lidar com a queda da conexão sem fio do MacBook Pro pode ser agravante. Especialmente se você está acostumado com o seu MacBook Pro funcionando perfeitamente. Com um pouco de sorte, algumas tentativas e erros e uma pequena oração aos deuses do Mac, esperamos que agora você tenha acesso total ao WiFi novamente.