Não importa o que você esteja fazendo, a eficiência ajuda - e que melhor maneira de ser mais eficiente do que com atalhos de teclado? O MacOS possui dezenas de atalhos de teclado que ajudam a executar tarefas simples com uma combinação rápida de cliques, em vez de uma busca prolongada nos menus para executar a mesma função.
Mas mesmo usuários avançados podem não saber tudo. Aqui está uma lista dos melhores atalhos de teclado do MacOS para ajudar a melhorar sua eficiência e reduzir a quantidade de tempo que você gasta trabalhando.
Eu escrevi anteriormente uma lista de atalhos de teclado úteis para MacOS, mas isso foi há mais de 9 anos. Surpreendentemente, todos os atalhos desse artigo ainda funcionam!
1. Destaque (Comando + Espaço)
Vamos ser sinceros: o Spotlight é um dos melhores recursos do MacOS. A capacidade de pesquisar qualquer arquivo, qualquer aplicativo e até sites sugeridos o torna uma das ferramentas mais poderosas disponíveis para usuários de Mac. Para abrir o Spotlight, basta pressionar Command e depois a Barra de espaço
Se você estiver usando o Spotlight para descobrir em qual pasta um determinado arquivo está, apenas destaque o arquivo na pesquisa do Spotlight e pressione Command+ Enter para abri-lo na pasta que o contém.
2. Recortar, Copiar, Colar (Comando + X Comando + C, Comando + V)
Copiar + colar é provavelmente a função mais usada em um teclado. Sejamos honestos: ninguém quer digitar a mesma coisa repetidamente. Se você estiver editando um documento, mover o texto de uma seção e colocá-lo em outra é vital.
Claro, você pode usar o mouse ou o trackpad para fazer isso, mas a maneira mais fácil é selecionar uma linha de texto e pressionar Command+ X para cortar e depois aperte Command + V para colar. Se você não deseja remover o texto, mas ainda precisa copiá-lo, Command + Cfará o truque.
Se você cometer um erro durante o processo, toque rapidamente em Command + Zestará sob sua ação mais recente.
Se precisar selecionar uma grande quantidade de texto de uma só vez, Command + A é o atalho “Selecionar tudo”.E se quiser copiar e colar o texto sem perder o estilo atual, pressione Command + Shift+ V Isso colará o texto no novo documento com a mesma fonte, efeitos e tamanho.
3. Alternar entre aplicativos (Command + Tab)
Quando você precisa pular entre as guias (digamos, um documento do Word e um navegador da Web para pesquisa), clicar se torna entediante. A maneira mais fácil é pressionar Command + Tab para alternar entre os dois aplicativos usados mais recentemente .
Por outro lado, se você precisar mover para um aplicativo aberto, mas não usado recentemente, basta pressionar e segurar Command e pressionar Tab para mover entre todas as aberturas abertas. Se você quiser mover para trás, pressione Command + Shift + Aba.
4. Faça uma captura de tela (Command + Shift + 3)
Os usuários do Windows estão familiarizados com a função Print Screen, mas fazer capturas de tela no Mac não é tão simples. Para fazer uma captura de tela inteira, pressione Command + Shift + 3.
Se você quiser apenas tirar uma captura de tela de uma seção específica da tela, pressione Command + Shift + 4 Isso faz com que o cursor se transforme em uma retícula. Clique e arraste a caixa para cercar a área que deseja capturar. Quando você soltar o clique, ele tirará uma foto e a enviará (por padrão) para sua área de trabalho.
5. Feche as janelas (Command + Q)
Para fechar uma janela sem navegar com o mouse até o “X” vermelho no canto superior esquerdo da tela, basta tocar em Command+ Q Isso é particularmente útil no final de um longo dia de trabalho, quando você deseja fechar vários aplicativos rapidamente.
Por outro lado, se o aplicativo travar ou não responder, pressione Command + Option + Escape abrirá o menu Forçar encerramento, semelhante ao Gerenciador de tarefas do Windows.
6. Salvamento rápido (Command + S)
Não há sensação pior do que perder muito progresso em uma redação ou tarefa porque você não a salva há algum tempo. A chave para evitar isso é adquirir o hábito de economizar rapidamente. Basta pressionar Command + S para salvar o arquivo no qual você está trabalhando no momento. Se você ainda não atribuiu um nome de arquivo a ele, terá a opção de fazê-lo no momento em que digitar o comando.
Se você já atribuiu um nome de arquivo, mas precisa atribuir um novo, o atalho “Salvar como” é Command + Shift + S.
7. Localizar (Comando + F)
Ao ler grandes quantidades de texto, pode ser difícil identificar exatamente a seção que você precisa. Se você souber uma palavra-chave ou frase específica que a reduza, basta pressionar Command + F e insira o texto.A tela pulará automaticamente para a primeira instância da frase inserida e a destacará para facilitar a localização.
Atalhos de teclado personalizados
Mac OS tem um grande número de atalhos de teclado já embutidos, mas se você achar que está aquém do que você precisa, não tema. Existem maneiras de criar atalhos de teclado personalizados. Veja como fazer.
1. Primeiro, clique no ícone da Apple no canto superior esquerdo da tela.
2. Selecione Preferências do Sistema.
3. Abra Teclado.
4. Navegue até a guia Shortcuts.
5. Selecione Atalhos de aplicativos na parte inferior.
6. Clique no sinal “+” logo abaixo da caixa.
7. Selecione o aplicativo ao qual deseja aplicar o atalho. (Todos os aplicativos são opcionais.)
8. Digite o item de menu para o qual será criado um atalho.
9. Selecione a caixa de atalho e digite o pressionamento de tecla.
10. Parabéns! Agora você tem um atalho personalizado.
Algumas coisas para manter em mente: Você deve ser exato na sintaxe e ortografia ao especificar o item de menu a ser alterado. Caso contrário, o atalho não funcionará. No menu do aplicativo especificado, você deve ver seu novo atalho personalizado exibido ao lado da ação para facilitar a referência.