Como os computadores baseados em Windows, o Mac possui um arquivo hosts para configurar como sua máquina se conecta aos sites da Internet. Este arquivo contém referências a sites e endereços IP, e você pode usá-lo de várias maneiras diferentes em seu Mac.
Uma das razões pelas quais você pode querer editar o arquivo hosts em seu Mac é bloquear sites. É uma ótima maneira de impedir que determinados sites sejam acessados em sua máquina. O segundo uso possível é testar seus próprios sites localmente em sua máquina. Você pode fazer com que o arquivo hosts redirecione o nome de domínio escolhido para o caminho de rede do seu armazenamento local.
Mac Hosts File Location
Como editar o arquivo hosts é uma tarefa arriscada, a Apple o colocou intencionalmente em uma pasta privada em seu sistema. Isso é para evitar que usuários o modifiquem sem o devido conhecimento e causem danos a todo o sistema.
Para os usuários curiosos, o caminho é /etc/hosts/ e você pode acessá-lo usando uma janela do Terminal.
Editar arquivo Hosts no Mac
É bastante fácil editar o arquivo hosts no seu Mac, pois há um editor integrado para fazer isso. Ele está localizado dentro do Terminal e é chamado de editor nano. Você pode usá-lo para abrir e editar qualquer arquivo de texto, incluindo o arquivo hosts em sua máquina.
Certifique-se de estar usando uma conta de administrador para executar as etapas a seguir.
- Clique em Launchpad no Dock, procure por Terminal e inicie-o.
- Digite o seguinte comando no Terminal e pressione Enter. Ele abrirá o arquivo hosts no editor nano.sudo nano /etc/hosts
- Como é um comando sudo, ele solicitará que você digite sua senha. Digite a senha e continue.
- O arquivo agora deve estar aberto em sua tela e você pode começar a editá-lo.
Compreendendo o arquivo de hosts do Mac
Se você nunca editou um arquivo hosts antes, pode achar o arquivo um pouco complicado de se trabalhar. No entanto, editá-lo não é tão difícil quanto parece.
Uma das entradas que você encontrará no arquivo é 127.0.0.1 localhost.
A primeira seção com números é o endereço IP local do seu Mac. A segunda seção onde tem o nome do host é o que você usa para acessar esse endereço IP.
As duas partes acima, quando combinadas, redirecionam todas as localhost consultas para o endereço IP 127.0.0.1 Quando você insere localhost em seu navegador, seu navegador procura no arquivo hosts, obtém o endereço IP especificado e leva você a esse endereço IP.
Em poucas palavras, o arquivo hosts nada mais é do que uma combinação de endereços IP e nomes de domínio. Você pode modificá-los da maneira que desejar para obter os resultados desejados.
Configurar redirecionamentos com o arquivo Hosts
Uma das coisas que você pode fazer com o arquivo hosts é configurar redirecionamentos. Você pode fazer com que um nome de domínio aponte para algo completamente diferente do que deveria apontar.
Por exemplo, se você está tentando reduzir o uso de mídia social, pode fazer com que domínios como facebook.com redirecionem seu navegador para sites como, digamos, Wikipedia. Você pode usar praticamente qualquer domínio e endereço IP que desejar.
Vamos dar uma olhada em como você pode configurar o redirecionamento acima usando o arquivo hosts.
- Enquanto o arquivo estiver aberto no editor nano, use as teclas de seta para colocar o cursor onde localhost termina. Em seguida, pressione Enter para adicionar uma nova linha à sua entrada.
- Na nova linha que você acabou de adicionar, digite o endereço IP para onde deseja redirecionar o domínio de origem. Usaremos 103.102.166.224, que é o endereço IP da Wikipédia.
- Pressione a tecla Tab no teclado para acessar o campo de domínio de origem.
- Aqui, digite o nome de domínio que será redirecionado para o endereço IP que você digitou anteriormente. Usaremos facebook.com aqui.
- Depois de feitas as alterações, pressione as teclas Ctrl + O do teclado para salvar o arquivo.
- Pressione Enter para confirmar a ação.
- Pressione as teclas Ctrl + X para fechar o editor nano.
- Agora você precisa liberar o cache DNS para que as alterações entrem em vigor. Para fazer isso, digite o seguinte comando no Terminal e pressione Enter.dscacheutil -flushcache
- Abra um navegador, digite facebook.com e pressione Enter . Você verá que ele abre a Wikipédia em vez do Facebook.
Dica rápida: como encontrar o endereço IP de um site
Como você pode ver no procedimento acima, você precisa do endereço IP do site para o qual deseja redirecionar as pessoas. Se você ainda não sabe, pode usar um comando no Terminal para descobrir o endereço IP de qualquer site.
- Na janela Terminal, digite o seguinte comando e pressione Enter. Certifique-se de substituir wikipedia.org pelo site de sua escolha.ping wikipedia.org
- Ele exibirá um endereço IP na tela. Isso é o que você pode usar no arquivo hosts.
Bloquear sites editando o arquivo Hosts no Mac
COMO BLOQUEAR SITES NO WINDOWS: Usando o Arquivo HostO melhor do arquivo hosts é que ele permite que você bloqueie sites sem exigir a instalação de aplicativos de terceiros em seu Mac. Você pode adicionar uma entrada ao arquivo e todas as solicitações de conexão a essa entrada serão negadas.
- Inicie o arquivo hosts no editor nano como mostrado acima.
- Traga o cursor onde a entrada localhost termina e pressione Enterpara adicionar uma nova linha.
- Digite o endereço IP 127.0.0.1 e pressione Tabno seu teclado.
- Digite o nome de domínio do site que deseja bloquear. Por exemplo, se você deseja bloquear o Instagram, digite instagram.com.
- Pressione Ctrl + O para salvar as alterações.
- Pressione Ctrl + X para fechar o arquivo.
- Digite o seguinte comando e pressione Enter para liberar o cache DNS.dscacheutil -flushcache
Agora, toda vez que você tentar acessar o site bloqueado, ele o levará ao localhost, que mostrará uma página de erro.
O arquivo de hosts do Mac fornece várias maneiras de brincar com solicitações de rede de saída, e você pode bloqueá-las e desbloqueá-las conforme desejar. Você já usou o arquivo hosts no seu Mac antes? Se sim, para que serviu? Deixe-nos saber nos comentários abaixo.