Facetime é um dos aplicativos de videochamada mais confiáveis e intuitivos do mundo, o que torna uma pena que a Apple o guarde para si. Obviamente, nenhum software é perfeito e, de vez em quando, os usuários podem se deparar com o erro “o servidor encontrou um erro no processamento do registro”. Geralmente no momento menos oportuno!
O que esse erro significa?
Para uma mensagem de erro um tanto enigmática, o significado dela é bem simples.O FaceTime está tentando conectar você ao serviço, mas algo está errado no processo. Isso é especialmente frustrante quando você parece estar fazendo tudo corretamente. Usando um ID Apple que funciona para todo o resto, mas não apenas no FaceTime.
Infelizmente, esse único erro pode ter várias causas, o que significa que você terá que confiar um pouco na tentativa e erro para corrigi-lo. Vamos passar pelas várias correções possíveis, da mais fácil à mais trabalhosa.
As dicas e truques abaixo são destinados a usuários de Mac, se você estiver tendo problemas em um dispositivo iOS, comece aqui.
É realmente você?
Não assuma que nesta transação entre o seu computador e o servidor remoto é necessariamente o seu computador que é o culpado. Tente verificar as mídias sociais ou os canais oficiais da Apple em busca de indicações de que há uma interrupção do serviço ou algum outro problema geral.
Se outras pessoas também estiverem tendo problemas semelhantes ao mesmo tempo que você, vale a pena esperar um pouco para ver se o problema se resolve sozinho.
Atualizar, atualizar, atualizar
Sim, este é um conselho básico e tedioso. Ainda assim, executar a versão mais recente do macOS e ter a versão mais recente do Facetime não pode prejudicar. Qualquer problema que esteja causando esse erro pode ser resolvido em versões mais recentes do software. O que significa que você não precisa se preocupar em tentar solucionar o problema.
Reinicie seu Mac e sua conexão de rede ou tente uma conexão de Internet diferente
Faça uma reinicialização a frio do seu Mac e redefina seu roteador ou outro dispositivo que forneça uma conexão com a Internet. Apenas no caso de algo estranho estar acontecendo com sua conexão de internet.
Se uma redefinição de conexão com a Internet não funcionar, isso não significa que sua conexão com a Internet não seja o problema. Tente usar o dispositivo que está apresentando o erro em outra conexão com a Internet, como um ponto de acesso temporário em seu smartphone.
Se trocar totalmente as conexões não funcionar e não for um problema que mais alguém pareça estar tendo, o problema pode ser local no seu dispositivo. Para definir isso, porém, precisamos de mais uma etapa de diagnóstico.
Tente um dispositivo diferente
Isso pode não ser possível para todos, mas se você tiver outro Mac, iPad ou iPhone com Facetime, tente usá-lo e veja se o problema persiste. Caso contrário, podemos ter certeza de que é um problema local com o seu Mac.
Se ele seguir você de um dispositivo para outro, você terá que esperar um problema no servidor ou entrar em contato com o Suporte da Apple para verificar se há algo errado com seu ID Apple.
Sair e entrar novamente
Se você determinou que o problema ocorre apenas no seu Mac, o próximo passo é sair do seu ID Apple no FaceTime e fazer login novamente. Isso é muito fácil de fazer:
- Open FaceTime
- Clique em FaceTime > Preferências
- Clique em Sair
Você verá esta página de login, onde poderá tentar fazer login novamente.
Verifique a data e a hora
A data e hora do seu Mac estão corretas? Basta acessar o utilitário Date and Time (é mais rápido por meio da pesquisa do Spotlight) e verificar se a data e a hora estão corretas.
Você também deve verificar se a opção de data e hora automáticas está marcada, para que seu Mac obtenha a data e hora corretas da Internet sempre que se conectar.
Métodos mais antigos que não são suportados
Se você estiver procurando por uma solução para este problema de "servidor encontrou um erro de processamento de registro", você provavelmente se deparou com vários guias e artigos entre 2010 e 2015 detalhando várias maneiras de resolver o problema questão. Embora algumas dessas informações ainda sejam válidas, há duas que não parecem mais ser relevantes.
O primeiro tem a ver com a edição do arquivo “hosts” do macOS. Embora existam vários motivos para mexer com este arquivo, não podemos encontrar nenhuma evidência de que esse erro específico do FaceTime tenha algo a ver com o arquivo de hosts do macOS, portanto, não é algo que recomendamos que você mexa.
A outra correção comumente citada é procurar um certificado específico no aplicativo Keychain Access e excluí-lo. Isso não parece mais ser uma correção relevante nos tempos modernos. De fato, o certificado em questão nem parece estar mais presente. Portanto, sinta-se à vontade para ignorar essa dica se você também a encontrar.