Você tem um endereço de e-mail ou URL em seu iPhone que seria mais útil se estivesse em seu Mac? Ou talvez você tenha uma foto no seu Mac que gostaria de usar no seu iPad? Ou talvez você tenha um arquivo em seu MacBook Air que precise copiar para seu iMac Pro?
Usando a área de transferência universal, basta copiá-lo em um dispositivo e colá-lo em outro!
Se você está disposto a gastar seu troco para comprar coisas da Apple, há vantagens. Dois recursos são o que a Apple chama de Continuity e Universal Clipboard. Esses recursos apareceram pela primeira vez no MAC OS Sierra, OS 10.12 e iOS 10.
Neste artigo, mostrarei os requisitos e a configuração da área de transferência universal. Em meus próprios testes, funcionou muito bem entre meu Mac, iPad e iPhone.
Requisitos de software/hardware
Este recurso funciona nos seguintes dispositivos e sistemas operacionais:
Os Macs devem ter Mac OS 10.12 (Sierra) ou posterior; os dispositivos iOS devem estar executando o iOS 10 ou posterior. Em termos de hardware compatível, use a tabela abaixo para garantir que seu modelo seja novo o suficiente para suportar a área de transferência universal.
Em seguida, para que isso funcione, você deve certificar-se de que o Wi-Fi e o Bluetooth estejam AMBOS ativados para cada dispositivo e que você esteja próximo ao dispositivo no qual deseja “colar”. Além disso, todos os dispositivos devem estar conectados à mesma conta do iCloud.
Como habilitar a área de transferência universal
Se seus dispositivos puderem usar a área de transferência universal, verifique se ela está habilitada para seus dispositivos OS X e iOS.
A área de transferência universal faz parte de Handoff e Continuidade, os termos da Apple para trabalho contínuo entre dispositivos. Veja como ativar o Handoff no Mac OS e no iOS:
iOS: Configurações / Geral / Não interferir
OS X: System Prefs / General /Permitir Handoff entre este Mac e seus dispositivos iCloud
Neste ponto, tudo deve funcionar. Antes de ficar muito frustrado ou alterar qualquer configuração, certifique-se de reiniciar os dispositivos apenas para garantir que tudo esteja sincronizado.
Copiando e colando
Verifique novamente se você tem Wi-Fi e Bluetooth ativados em todos os dispositivos e tente copiar algum texto. Abaixo, copiei um texto de um aplicativo de notícias do meu iPhone:
Em seguida, abri o aplicativo TextEdit no meu Mac e fui para o menu Editar. Percebi imediatamente que a opção de colar estava disponível.
Cliquei em Colar e meu texto do iPhone apareceu no meu Mac!
Agora eu testei isso usando vários aplicativos e em ambas as direções e nem sempre funcionou corretamente. Por exemplo, copiar texto do aplicativo Gmail funcionou apenas ocasionalmente. Para alguns e-mails, o texto copiava bem, mas para outros, nada aparecia.
Suspeito que tenha algo a ver com a formatação do texto nos e-mails, mas é chato você não saber quando vai funcionar ou não.
Copiar códigos de autenticação de Authy ou LastPass funcionou muito bem. Copiar imagens do aplicativo Fotos e colá-las também funcionou bem. Não tive a chance de colar um arquivo inteiro de Mac para Mac porque não tenho dois Macs, mas espero que funcione bem também.
Se você tiver algum problema, verifique se seus dispositivos e sistemas operacionais são compatíveis e se o Handoff está ativado em todos os dispositivos. Aproveitar!