Em 2018, a Apple anunciou oficialmente sua retirada do mercado de roteadores ao descontinuar seus dispositivos AirPort, AirPort Extreme e Time Capsule. A empresa ainda fornece suporte de hardware e software por meio de correções de bugs e patches de segurança, embora isso dure apenas cinco anos. Você também pode comprar os renovados na Amazon.
Se você possui um AirPort Extreme, há muito o que fazer com ele em comparação com seu antecessor, o AirPort Express, cuja porta USB era apenas para uso com impressoras e não com unidades externas.
Neste guia, mostraremos como conectar um disco rígido externo USB ao seu AirPort Extreme para funcionar como um dispositivo de armazenamento conectado à rede para o seu computador. Ele também suporta impressoras e hubs USB para impressão sem fio compartilhada.
Como os discos rígidos USB externos e Airport Extreme funcionam juntos
O AirPort Extreme é uma estação base WiFi de nível médio e alto desempenho da Apple que sucedeu o AirPort Express com um design radical e uma atualização significativa.
Oferece compartilhamento de disco rígido e impressora, Wi-Fi 802.11ac de alta velocidade e banda dupla, backups automáticos e um sinal mais forte em comparação com o roteador AirPort Express, graças às suas seis antenas e altura, forma cúbica.
Também possui um firewall nativo Network Address Translation (NAT), servidor de arquivos integrado, opções de rede fechada e criptografia de senha.
O recurso AirPort Disk neste dispositivo permite que você conecte um disco rígido externo à porta para atuar como armazenamento, pois o AirPort Extreme não possui armazenamento interno.
Ao conectar a unidade, você pode compartilhar os dados e espaço de armazenamento nela com sua rede. É importante observar, porém, que o roteador não oferece suporte a unidades formatadas em APFS, exFAT OU NTFS – apenas aquelas pré-formatadas em FAT ou HFS+.
No entanto, isso é o limite de armazenamento, porque você não pode fazer coisas como fazer backup do seu computador na unidade externa com o Time Machine. Você também não pode transmitir conteúdo da unidade para outros dispositivos de rede como Apple TV, Roku ou outros streamers de mídia de rede como faria com outros roteadores que fornecem armazenamento USB.
Além disso, o AirPort Extreme não pode funcionar como um servidor para funções de Web ou FTP, então não há muito o que extrair dele em termos de funcionalidade quando comparado à geração anterior.
Adicionando um disco rígido externo ao AirPort Extreme
Para fazer isso, você precisará de seu AirPort Extreme, disco rígido externo e seu Mac de onde você acessará os documentos e arquivos de mídia entre outros dados na rede ou compartilhará com outras pessoas em a rede.
- O primeiro passo é ligar e configurar o AirPort Extreme corretamente. Se for sua primeira vez, saiba como configurar o AirPort Extreme.
- Em seguida, conecte o disco rígido USB externo à sua estação base AirPort Extreme. Há apenas uma porta USB, mas você pode usar um hub USB para conectar mais dispositivos, como uma impressora, vários discos rígidos e outros.
- Abra o aplicativo AirPort Utility clicando em Menu>Applications>Utilities.
- Clique em Manual Setup.
- A seguir, clique em Discos. Uma nova janela será aberta onde você poderá verificar se o seu disco rígido externo aparece ou não.
- Clique em Compartilhamento de arquivos.
- Marque a caixa Ativar compartilhamento de arquivo.
Você conectou com sucesso seu disco rígido externo ao seu AirPort Extreme e agora pode compartilhá-lo em sua rede sem fio.
Use seu Mac para se conectar à unidade de rede
Depois de conectar o disco rígido USB externo ao AirPort Extreme, a próxima etapa é usar o computador para acessar a unidade de rede.
O Finder do seu Mac visualiza o AirPort Extreme como um servidor, de modo que a unidade não se parecerá com outros discos rígidos montados. No entanto, você ainda pode usá-lo da mesma forma que outros discos rígidos em seu Mac.
- Para acessar a unidade de rede, mude para Finder e clique em Preferências .
- Clique na caixa Connected Servers, se ainda não estiver selecionada, e feche Finder Preferencesjanela.
- Clique em Arquivo e selecione Nova Janela do Finder para abrir uma nova janela do Finder.
- Selecione a estação base AirPort Extreme na barra lateral da janela do Finder. Você verá seu disco rígido externo aparecer como uma pasta.
A partir daqui, você pode arrastar e soltar pastas e arquivos para a unidade de rede.
Escolha as configurações de segurança para sua unidade de rede
Esta é a etapa final de todo o processo.
Você pode proteger sua unidade de rede usando três métodos diferentes:
- Com uma senha de disco
- Com contas
- Com uma senha AirPort Extreme.
Com uma senha de disco, todos os usuários compartilham uma senha para acessar a unidade de rede, enquanto com uma senha do AirPort Extreme, os usuários digitarão a senha que você definiu para o dispositivo. Esta última não é uma boa opção para redes com vários usuários, pois qualquer pessoa com a senha pode configurar sua AirPort Extreme.
A terceira opção, Com contas, é boa para redes com vários usuários que requerem diferentes permissões de acesso.Cada usuário obtém suas próprias credenciais de login, com permissões de acesso de leitura e gravação ou somente leitura. É útil em cenários como um escritório, onde você pode permitir que os funcionários leiam ou visualizem arquivos na unidade, mas não os criem ou modifiquem totalmente.
- Para proteger a unidade de rede, abra Utilitário AirPort>Configuração manual.
- Clique em Discos > Compartilhamento de arquivos.
- Selecione uma opção de segurança no menu Secure Shared Disks.
- Clique em Configurar contas se você selecionou Com contas, e adicione uma conta por usuário.
- Se você escolheu Com uma senha de disco, digite uma senha nos campos Senha de disco e Verificar senha.
- Clique em Atualizar. Sua AirPort Extreme será reiniciada e aplicará todas as configurações de segurança que você escolheu.
Estas são as etapas necessárias para conectar seu disco rígido USB externo ao AirPort Extreme e dar acesso a qualquer pessoa com a senha do disco ou permissões de acesso.
Observação: Você pode salvar sua senha em suas chaves clicando em Lembrar esta senha em minhas chaves . Dessa forma, você não precisará se lembrar ou digitá-lo sempre que se conectar à unidade de rede.
Você conseguiu conectar seu disco rígido USB externo ao seu AirPort Extreme usando as etapas acima? Compartilhe conosco em um comentário abaixo.