Você já criou duas pastas em seu computador que deveriam ser uma só? Se você lida com muitos arquivos e documentos diferentes diariamente, provavelmente já se deparou com esse problema com frequência.
Se você já encontrou dois arquivos em seu computador com nomes iguais ou ligeiramente diferentes, há duas coisas que você pode fazer para liberar espaço no seu Mac. Uma maneira de fazer isso é substituir uma pasta pela outra. Quando isso não for uma opção, você precisará aprender a mesclar arquivos no seu Mac.
Aprender esses truques de manipulação de arquivos é um bom próximo passo depois de aprender a mover arquivos no seu Mac. Continue lendo para descobrir como juntar duas pastas em uma sem perder nenhum dos seus arquivos.
Como substituir arquivos no Mac
Se você sabe que tem dois arquivos ou pastas idênticos em seu computador e deseja manter apenas um, pode fazê-lo substituindo um deles pelo outro.
- Escolha o arquivo que deseja manter.
- Clique no arquivo para selecioná-lo. Em seguida, arraste-o para cima do arquivo que deseja substituir.
- Ao soltá-lo, aparecerá uma janela pop-up perguntando se você deseja Substituir o segundo arquivo ouPare.
Se você escolher Substituir, o Finder excluirá o segundo arquivo com todo o seu conteúdo. Portanto, antes de fazer isso, certifique-se de ter um backup recente de todos os seus arquivos para não perder nenhum dado importante.
Como alternativa, você pode selecionar Parar e aprender a mesclar dois arquivos. Dessa forma, você pode manter todos os seus arquivos sem acumular bagunça em seu computador.
Como mesclar duas pastas
Quando não tiver certeza se duas pastas têm o mesmo conteúdo, você pode jogar pelo seguro mesclando-as.
Para mesclar duas pastas com nomes idênticos no Mac, siga estas etapas.
- Escolha o local final da pasta mesclada. Você precisa disso para decidir qual das duas pastas irá mover.
- Selecione a pasta que deseja mover.
- Mantenha pressionada a tecla Option (Alt) e, em seguida, arraste a pasta da qual deseja se livrar para a pasta com a qual deseja mesclá-la.
- Ainda segurando a tecla Option, solte a pasta.
- Você obterá a janela pop-up que agora terá uma opção para Mesclar os arquivos.
Observe que a opção Mesclar só aparecerá se o conteúdo de uma das pastas diferir do conteúdo da outra pasta. Se ambas as pastas tiverem os mesmos itens, você obterá apenas o mesmo Stop e Replaceopções.
Como mesclar duas pastas no Mac com nomes diferentes
Se as duas pastas que você deseja unir tiverem nomes diferentes, basta alterar o nome de uma pasta para corresponder à outra e usar o método descrito acima para mesclá-las.
Outra maneira de fazer isso é mover manualmente o conteúdo de uma das pastas para a outra.
- Abra a pasta da qual deseja se livrar.
- No menu da faixa de opções na parte superior, escolha Editar > Selecionar tudopara selecionar todos os arquivos dentro da pasta. Você também pode fazer isso usando o atalho de teclado Cmd (Command) + UMA.
- Arraste e solte os arquivos na segunda pasta.
- Depois de mover os arquivos, exclua a pasta vazia.
Se as duas pastas que você deseja mesclar tiverem os arquivos com os mesmos nomes, você verá uma janela pop-up perguntando se deseja Manter os dois , Stop, ou Replace o arquivo. Escolher Manter Ambos salvará a cópia do arquivo com o mesmo nome e a palavra “cópia” adicionada no final.
Use o mesmo comando de terminal
Para usuários avançados, há mais uma maneira de mesclar arquivos em um Mac. Você pode usar o comando Terminal chamado Ditto.
- Abra Spotlight e digite Terminal na barra de pesquisa.
- No Terminal, digite o comando Ditto.
O comando usa a seguinte sintaxe:
ditto / source / destination
Temos uma pasta com o nome Pasta de teste localizada na área de trabalho e uma pasta com o mesmo nome armazenada em Transferências. Aqui está a aparência do comando idem para essas duas pastas:
ditto -V ~/Desktop/”Test Folder” ~/Downloads/”Test Folder”
Se o nome do seu arquivo tiver apenas uma palavra (como “Test”), você não precisará usar aspas duplas no comando.
- Pressione Enter e o comando substituirá o conteúdo da pasta de destino pelo da pasta de origem.
Dominar o comando Ditto pode parecer um pouco complicado, especialmente se você nunca usou o Terminal antes. No entanto, é uma maneira mais sofisticada e eficaz de mesclar duas pastas em um Mac.
Aprenda a usar seu Mac de maneira inteligente
O manuseio de arquivos no Mac pode ser um pouco confuso se você não souber como o sistema funciona. No entanto, aprender a operar seus arquivos é essencial se você não quiser ter problemas como f alta de espaço ou dificuldade para encontrar o arquivo certo em uma pilha de lixo digital.
Depois de dominar comandos como substituir e mesclar arquivos no Mac, veja como excluir permanentemente e proteger com senha seus arquivos no Mac.
Você sofre com a superpopulação do seu computador com arquivos idênticos? Como você normalmente resolve esse problema? Compartilhe seus pensamentos conosco nos comentários abaixo.