Quando você decide fazer backup do seu Mac, é importante escolher a maneira certa de fazê-lo. Embora usar o Time Machine seja uma ótima opção, às vezes é útil considerar todas as suas opções.
Por exemplo, se você deseja substituir o disco rígido do seu MacBook, considere criar uma imagem de disco do seu disco rígido e armazená-la em uma unidade externa. Você pode fazer isso usando o Utilitário de Disco.
Criar um backup do seu Mac permitirá que você faça uma cópia exata do seu disco rígido atual e restaure todas as informações quando instalar uma nova unidade.Ter uma cópia de backup do disco de inicialização também elimina o risco de perda de dados durante a atualização do sistema.
Prepare-se para fazer backup do seu Mac
Antes de começar a fazer backup do seu Mac, há algumas coisas que você precisa ter em mente.
- O Utilitário de Disco é gratuito e está incluído no macOS. Você pode encontrá-lo em Aplicativos > Utilitários.
- Antes de iniciar o backup do Mac, verifique se você tem um disco rígido interno ou externo pronto. Ele precisa ser grande o suficiente para armazenar os dados que você possui em seu disco de inicialização atual e não ter nada que você queira manter nele. O processo de backup apagará a unidade receptora.
- A unidade de destino também precisa ser formatada corretamente. Especialmente se você estiver usando um disco rígido externo ou um SSD externo para fazer backup de seus dados, pois a maioria deles não vem pré-formatada para Macs.
- Verifique se há erros na unidade de destino antes de iniciar o processo.
- Finalmente, todo o processo levará entre meia hora e várias horas, dependendo dos dados que você está fazendo backup. Portanto, certifique-se de que seu computador esteja conectado e você não precisará usá-lo nas próximas horas.
Verifique a unidade de destino usando o Utilitário de Disco
Se a unidade de destino tiver algum erro, isso poderá causar problemas com o backup e você não terá uma cópia confiável da unidade de inicialização.
Recomendamos usar o Utilitário de Disco para verificar a unidade de destino antes de iniciar o processo de backup. Para fazer isso, siga estas etapas:
- Open Utilitário de Disco.
- Na lista de dispositivos, selecione a unidade de destino.
- Clique em Primeiros Socorros na parte superior do aplicativo. Em seguida, escolha Executar.
Isso iniciará o processo de verificação, que não deve demorar mais do que alguns minutos.
Se o Utilitário de Disco mostrar erros de verificação, você precisará reparar o disco antes de prosseguir. Para fazer isso, clique no botão Primeiros Socorros no Utilitário de Disco novamente para reparar o disco. Se você receber uma mensagem de confirmação no final, está pronto.
Pelo contrário, se ainda houver erros listados após o reparo do disco, será necessário repetir todo o processo até que o disco seja totalmente reparado e você receba a mensagem de confirmação do Utilitário de Disco.
Iniciar o processo de backup do Mac
Agora que a unidade de destino está pronta, você pode iniciar o processo de clonagem e criar uma cópia do disco de inicialização. Para fazer isso, siga estas etapas:
No Utilitário de Disco, selecione seu disco de inicialização.
- No menu Disk Utility, escolha File > New Image> Imagem de “nome da sua unidade”.
O que fazer se a opção para criar uma imagem estiver acinzentada
Às vezes, a opção de criar uma imagem a partir do disco atual ficará esmaecida. Isso acontece porque algumas versões do macOS possuem arranjos de sistema de arquivos bastante complexos. Às vezes, o Utilitário de Disco mostra apenas os volumes e não todos os dispositivos disponíveis.
Para corrigir isso, abra o menu Exibir no Utilitário de Disco e escolha Mostrar todos os dispositivosVocê verá uma estrutura de arquivo diferente. Para criar uma imagem do seu disco interno, você precisará selecioná-la em “Interno” e repetir o processo Arquivo > Nova imagem > Imagem de “nome do seu disco”.
Antes de iniciar o backup, você pode alterar seu nome. Se você estiver usando esse disco apenas para fins de backup, recomendamos escolher algo como Mac Backup para ajudá-lo a se lembrar dele no futuro.
- Selecione a unidade de destino.
- Para uso geral, escolha as opções padrão: “comprimido” em Formato e “nenhum” em Criptografia.
- Clique em Salvar. Isso iniciará o backup.
O Utilitário de Disco levará algum tempo para criar o backup do seu Mac, dependendo da quantidade de dados que você possui no disco de inicialização. Assim que terminar, o Utilitário de Disco irá notificá-lo. Então você terá uma cópia completa do seu disco rígido que poderá usar para restaurar seus dados posteriormente.
Use o gerenciador de inicialização para verificar sua cópia
Uma precaução extra que você pode tomar é verificar seu backup para ver se ele funciona como seu disco de inicialização. Após a conclusão do backup do Mac, você precisará reiniciar o computador e verificar se ele pode inicializar a partir da cópia de backup. Você pode fazer isso usando o gerenciador de inicialização do Mac.
- Feche todos os aplicativos.
- Clique no menu Apple e escolha Restart.
- Quando a tela ficar preta, mantenha pressionada a tecla Option até que a tela fique cinza e você veja ícones de discos rígidos inicializáveis.
- Escolha a cópia de backup que você acabou de criar.
Seu Mac agora inicializará a partir do backup que você acabou de fazer. Para retornar ao disco de inicialização, você precisará reiniciar o computador novamente.
Se você não quer perder seus dados, fazer um backup do seu Mac deve se tornar um hábito para você. Se você não consegue se lembrar quando foi a última vez que fez uma cópia de seus arquivos, é seguro dizer que é hora de fazê-lo novamente.
Existem muitas maneiras diferentes de fazer backup de seus dispositivos iOS e macOS. Você pode escolher aquele que melhor atende às suas necessidades, ou ainda melhor – usar diferentes métodos para diferentes tipos de dados. Além do Utilitário de Disco, tente usar o iCloud para fazer backup de suas fotos e o Time Machine para criar cópias de arquivos maiores.