Se você é novo em Macs e OS X, deve ter notado que alguns dos ícones de aplicativos no Dock têm um pequeno ponto preto embaixo deles. O ponto preto normalmente está sempre abaixo do ícone do Finder, não importa o que aconteça.
O ponto preto basicamente indica que o aplicativo está em execução. É como quando você inicia um programa no Windows e ele aparece na barra de tarefas com uma linha cinza abaixo dele.
No Mac, a maioria dos aplicativos instalados está listada no Dock, portanto, a única maneira de saber quando algo está aberto é alterando o ícone. No OS X, isso é feito simplesmente adicionando um pequeno ponto preto.
Por padrão, esses indicadores estão ativados e, no geral, acho-os bastante úteis. No entanto, se você preferir simplesmente usar o Mission Control ou algum outro método para ver seus aplicativos abertos, poderá desativar os indicadores de ponto preto nas Preferências do Sistema.
Desativar indicadores de ponto para aplicativos no Dock
Para fazer isso, clique no ícone da Apple no canto superior esquerdo e clique em System Preferences.
Na linha superior, você verá um ícone para Dock.
Ao clicar nele, você poderá ajustar várias configurações diferentes relacionadas ao Dock. O principal que nos interessa está na parte inferior: Mostrar indicadores para aplicativos abertos.
Depois de desmarcar essa opção, você não verá mais os pontos pretos sob os ícones do aplicativo. Clicar em um ícone onde o aplicativo já está aberto o levará a esse aplicativo, como antes.
Se ainda precisar visualizar os aplicativos abertos no momento em seu Mac, você pode usar o Mission Control. Basta deslizar para cima usando três ou quatro dedos e ele mostrará todas as janelas abertas que não estão em tela cheia na área principal e todos os aplicativos em tela cheia na parte superior como ícones.
Por fim, uma outra opção que às vezes altero nas configurações do Dock é Minimizar janelas no ícone do aplicativo Normalmente, quando você minimiza um aplicativo no Windows, ele simplesmente vai para o ícone na sua barra de tarefas e pronto. Em um Mac, ele não vai para o ícone por padrão. Em vez disso, outro ícone é adicionado ao lado direito do encaixe.
Como você pode ver, se eu abrir o Calendário e o Bloco de Notas ao mesmo tempo e minimizá-los, serão criados mais dois ícones na extremidade direita. Acho isso irritante, pois estou acostumado a ter apenas um ícone como o Windows. Ao marcar essa opção nas configurações do dock, esses aplicativos serão minimizados no ícone do aplicativo, e não separadamente.
Como o Finder nunca pode ser fechado no OS X, o ícone do Finder sempre terá um ponto preto abaixo dele. Esperançosamente, quando você começar a aprender mais sobre o seu Mac, ele ficará mais fácil de usar. Aproveitar!