A Apple recentemente se viu em apuros por fazer o que muitos clientes há muito suspeitavam: diminuir o desempenho de iPhones mais antigos. Após a revelação, a Apple explicou que só reduzia o desempenho do iPhone quando a bateria do dispositivo se degradava a ponto de funcionar em velocidade máxima e desligar o dispositivo.
A Apple insistiu que isso era para evitar que os clientes tivessem que atualizar prematuramente, os especialistas ponderaram dizendo que era a solução correta para um problema difícil, os clientes entraram com ações judiciais e as agências de notícias continuaram a destacar o “portão da bateria ” escândalo.
Embora a Apple tenha concordado em ser mais transparente, o assunto aumentou a conscientização sobre a necessidade de manutenção adequada da bateria, incluindo fazer todo o possível para prolongar a vida útil da bateria do seu dispositivo, seja um laptop, telefone ou tablet.
Baterias de íon de lítio
As baterias de íon-lítio (Li-ion) e polímero derivado de íon-lítio (LiPo) são atualmente a variedade mais popular usada em laptops, tablets e telefones modernos. Essas baterias têm vários benefícios em relação à tecnologia anterior, incluindo carregamento mais rápido e vida útil mais longa.
Muitos dispositivos que usam baterias de íons de lítio carregam rapidamente os primeiros 80 a 90 por cento e, em seguida, carregam lentamente os 10 ou 20 por cento restantes, permitindo que um dispositivo com uma bateria descarregada seja usado muito mais rapidamente do que com a tecnologia anterior .
Outro benefício das baterias à base de lítio é o fato de não possuírem “memória” como as baterias anteriores, como níquel-hidreto metálico (NiMH). As baterias NiMH tiveram melhor desempenho quando foram totalmente descarregadas e depois totalmente recarregadas. Caso contrário, se uma bateria fosse apenas parcialmente descarregada, ela perderia gradativamente sua capacidade total, lembrando a menor capacidade da recarga parcial.
Devido às características das baterias de íons de lítio, existem maneiras específicas de ajudar a manter sua saúde.
Como Manter a Saúde da Bateria
Evite temperaturas extremas – Muitas baterias de íons de lítio são projetadas para operar na faixa de 32º a 95º F. Embora temperaturas baixas possam fazer com que um dispositivo experimente temporariamente uma capacidade reduzida da bateria (e desligue inesperadamente), temperaturas extremamente altas podem resultar em danos permanentes. Como resultado, evite deixar seu dispositivo em áreas quentes e fechadas.
Também é uma boa ideia verificar periodicamente se as saídas de ar do laptop estão limpas e livres de poeira ou outras obstruções. Da mesma forma, alguns tipos de capas - seja para telefone, tablet ou laptop - podem restringir o fluxo de ar e reter o calor. Embora normalmente não seja um problema na operação diária, o calor extra gerado durante o carregamento pode ser amplificado por tais casos.
Use o carregador certo – Como as baterias de íons de lítio são projetadas para carregar lentamente os últimos 10 ou 20 por cento, um carregador precisa têm a capacidade de detectar isso e ajustar a carga de acordo. Os carregadores de um fabricante de dispositivos têm a garantia de carregar corretamente o dispositivo correspondente, mas o mesmo não pode ser dito de um carregador barato de terceiros, como os que você pode encontrar em um posto de gasolina ou parada de caminhões local.
Muitas vezes, esses carregadores baratos tentarão continuar carregando um dispositivo muito depois de atingir a capacidade total, geralmente chamado de “sobrecarga”.” Quando isso acontece, gera calor extra que pode causar danos. Portanto, sempre que possível, use um carregador do fabricante. Se você usar um carregador de terceiros, certifique-se de selecionar um que seja feito por um fornecedor terceirizado conhecido e respeitado.
Armazene com meia carga – Devido à natureza de como as baterias de íons de lítio armazenam energia, é melhor armazená-las por muito tempo termo em um estado de meia carga. Armazená-los quando estiverem esgotados pode fazer com que caiam abaixo do limite de 2,5 volts por célula, pelo qual a bateria parará de manter a carga completamente.
Se isso ocorrer, apenas um software especial de análise de bateria terá esperança de salvar a bateria. Por outro lado, armazená-la em um estado totalmente carregado por um período prolongado pode fazer com que uma bateria de íons de lítio perca lentamente parte de sua capacidade.
Ocasionalmente descarregue a bateria – Em circunstâncias normais, e ao contrário das tecnologias anteriores, para melhor desempenho, uma bateria Li-ion não deve ser totalmente descarregado.Idealmente, um laptop, telefone ou tablet com uma bateria de íons de lítio deve funcionar entre 30 e 90 por cento de carga. Isso serve para “exercitar” a bateria e manter os elétrons dentro dela em movimento.
Embora esta seja a melhor maneira de operar uma bateria de íon-lítio em circunstâncias normais, a maioria dos especialistas em bateria recomenda descarregá-la completamente uma vez a cada 30 ou mais ciclos. Embora isso não tenha nenhum impacto direto na capacidade da bateria, ele recalibra o software interno que atua como medidor de energia da bateria.
Com o tempo, o medidor de energia pode se tornar um pouco impreciso em suas estimativas da capacidade restante. Descarregar a bateria até o ponto de corte permite que o software interno se reinicie e volte a sincronizar com a capacidade real da bateria.
As baterias de íons de lítio representam uma melhoria significativa em relação às gerações anteriores.De fato, alguns fabricantes afirmam que, mesmo após 1.000 ciclos de carga, seus dispositivos ainda retêm 80% de sua capacidade original. Mesmo assim, como todas as baterias, os íons de lítio se degradam e perdem sua capacidade. Seguir as etapas acima, no entanto, ajudará você a manter a bateria do seu dispositivo e obter o melhor desempenho e longevidade possíveis. Aproveitar!