iPads são dispositivos bastante confiáveis em geral. Não há muita coisa que possa dar errado com eles, mas de vez em quando você pode ser pego de surpresa por um problema que parece não ter solução fácil.
Um notório problema do iPad é o “iPad desativado. Conecte-se ao iTunes” mensagem de erro. Não há uma maneira óbvia de corrigir esse problema, especialmente porque a Apple divulga o iPad como um computador autônomo atualmente. Isso significa que muitos usuários nem mesmo têm outro computador com o iTunes.
Antes de vermos como você pode corrigir quando o iPad não se conecta ao iTunes, vale a pena reservar um minuto para discutir por que isso acontece.
O que causa esse erro?
O motivo mais comum para um iPad ser desativado são entradas repetidas de uma senha incorreta. Normalmente, isso simplesmente resulta em um bloqueio de bloqueio cronometrado, começando em 15 minutos. Deixe esse tempo passar e você poderá inserir a senha correta como de costume. No entanto, continue com as tentativas incorretas e logo você estará enfrentando a temida mensagem.
No nosso caso, aconteceu depois de esquecer de desconectar um teclado Bluetooth e colocá-lo em uma bolsa, onde o movimento de caminhar acionou senhas incorretas repetidas. Você também pode descobrir que alguém (talvez uma criança pequena) tentou desbloquear seu iPad, mas simplesmente o colocou de volta onde o encontrou depois que ele se desativou.
As más notícias
Uma vez que seu iPad é desabilitado dessa forma, você quase não tem como salvar as informações que estão atualmente na máquina. O melhor que você pode fazer é apagar o iPad e restaurar algum tipo de backup. Infelizmente, quando esta mensagem aparecer na tela do seu iPad, será tarde demais para fazer um backup, a menos que você tenha sincronizado o iPad com uma cópia do iTunes de um computador confiável no passado.
A boa notícia é que você provavelmente tem algum tipo de backup automatizado, mesmo que não o tenha configurado explicitamente. Se você estava conectado ao serviço iCloud e deixou seu iPad carregando e conectado ao WiFi recentemente, é provável que tenha feito um backup do conteúdo do seu iPad.
Então, vamos ver como fazer seu iPad voltar ao que era, começando seguindo as instruções que acompanham a mensagem de erro.
Conecte-o ao iTunes
O erro pode dizer para você conectar seu iPad ao iTunes para corrigir o problema, mas o que não diz é que isso vem com algumas condições.
Em primeiro lugar, você precisa de um computador com o iTunes que você já sincronizou antes, o que deve ter criado um backup. Lembre-se de que, se você tiver o backup do iCloud ativado, essa rota será inútil. É melhor simplesmente redefinir o iPad e restaurar o backup do iCloud. Isso ocorre porque o backup do iCloud e os backups locais do iTunes são mutuamente exclusivos.
Se você sincronizou com o iTunes no computador em questão antes, ainda pode ser possível fazer um backup do tablet bloqueado. Conecte-o ao computador via USB e prossiga com o processo de backup como de costume no iTunes.
Se for bem-sucedido, basta prosseguir com o botão "Restaurar iPad".
Isso deve restaurar e desbloquear o tablet.
Modo DFU com iTunes
Se você nunca usou o iTunes com seu iPad antes, ainda pode usar o software para desbloquear e apagar o iPad. Para que você possa restaurar um backup do iCloud posteriormente.
Isso é conhecido como “DFU” ou modo de atualização de firmware do dispositivo. É a maneira mais confiável de devolver o seu iPad à condição original em que estava fora da caixa. Colocar um iPad no modo DFU é bastante complicado, pois requer um bom tempo e um conjunto preciso de pressionamentos de botão.
Também existem dois conjuntos de etapas, dependendo se o modelo do seu iPad tem um botão “Início” ou não. Os modelos mais recentes do iPad Pro (2018 e superiores) são um exemplo de dispositivos iOS que não possuem um botão Home e usam o Face ID para desbloquear.
Vamos começar com as etapas para obter um iPad com um botão home no modo DFU:
- Abra o iTunes, caso ainda não o tenha feito
- Desligue seu iPad
- Usando um cabo certificado MFi, conecte seu iPad a um Mac ou Windows PC
- Com o iPad desligado, segure o botão liga/desliga por cerca de três segundos
- Sem soltar o botão liga/desliga, pressione e segure o botão Início por mais 10 segundos
- Solte o botão liga/desliga, mas mantenha pressionado o botão Home por mais cinco segundos
Se você fez isso corretamente, a tela do iPad deve permanecer em branco e o próprio iTunes deve fornecer uma mensagem informando que detectou um iPad no modo DFU, solicitando que você inicie a restauração.
Agora vamos passar para os iPads que f altam o botão home, como o iPad Pros de 2018:
- Abra o iTunes, caso ainda não o tenha feito
- Desligue seu iPad
- Usando um cabo certificado MFi, conecte seu iPad a um Mac ou Windows PC
- Com o iPad desligado, segure o botão superior por três segundos
- Sem soltar o botão superior, pressione e segure o botão de diminuir o volume por cerca de 10 segundos
- Solte o botão superior, mas mantenha pressionado o botão de diminuir o volume por mais cinco segundos.
A tela deve permanecer em branco e o iTunes avisará que detectou um iPad em modo de recuperação, com a opção de restaurá-lo.
Apague seu iPad remotamente
Se o seu iPad ainda tiver uma conexão com a Internet e você já tiver configurado "Find My iPad", poderá iniciar um apagamento remoto e redefinir o iPad. Basta acessar o site Find My e fazer login usando seu ID Apple. Localize seu iPad e escolha a opção para apagá-lo.
Depois de fazer isso, você poderá restaurar um backup do iCloud depois de fazer login no dispositivo novamente.
Um iPad pode ser redefinido sem o iTunes?
A resposta, no momento em que escrevo, é não. Se você não possui um computador além do iPad, sua única opção é usar a máquina de outra pessoa para fazer uma restauração DFU. Esperamos que a Apple elimine a necessidade de uma restauração vinculada em algum momento no futuro, mas, a menos que você possa usar o recurso de exclusão baseado em nuvem, será necessário conectar seu tablet a um computador.
Se você não tem ninguém cujo computador possa usar, então a próxima etapa é sua melhor aposta.
Dirigir-se a uma loja da Apple
Se tudo mais falhar, sua melhor aposta para conectar seu iPad ao iTunes é levar seu iPad desativado a uma Apple Store. Você pode precisar fornecer evidências de que é de fato o seu iPad, mas se nada mais funcionar, a equipe aqui poderá ajudá-lo a redefinir o iPad.
Considere isso como último recurso, mas é bom saber que há algum recurso além do que você mesmo pode fazer. Afinal, esta mensagem não significa que o iPad esteja quebrado de forma alguma.
Apenas esteja avisado de que o próprio pessoal da Apple é impotente para salvar as informações no próprio iPad. O objetivo do sistema de criptografia é manter suas informações longe das mãos erradas. Isso inclui a própria Apple, caso contrário, não poderíamos confiar em seus produtos!
Vai ficar bem!
Embora possa ser um grande inconveniente perder todas as informações armazenadas localmente em seu iPad, a maioria das pessoas não terá problema em restaurar um backup recente. Mesmo que você não tenha um backup adequado ou com todas as informações necessárias, você não está completamente sem opções.
Se você usa serviços como DropBox ou Google Drive, pode descobrir que suas fotos e outros documentos foram automaticamente copiados fora do serviço iCloud nativo.Muitos aplicativos iOS também têm seus próprios sistemas independentes de backup baseados em nuvem. Portanto, para aplicativos individuais, pode haver uma maneira de recuperar seus dados específicos.
Claro, prevenir é melhor do que remediar. Portanto, certifique-se de fazer backups preventivos regulares do seu iPad caso ele seja desativado novamente.
Também vale a pena mencionar que, no momento em que escrevo, há fortes indícios de que a Apple vai se livrar do iTunes. Isso significa que essa mensagem de erro provavelmente também seguirá o caminho do dodô no futuro. Como a Apple quer que seus iPads sejam vistos como substitutos de laptops, a mensagem “Conecte-se ao iTunes” é um retrocesso vestigial que certamente será removido em algum momento.