Como todo software, o macOS não está imune a bugs ou problemas ocasionais. Embora seja uma ocorrência rara, as pastas no macOS podem ocasionalmente mudar de pastas comuns para pacotes, como aqueles usados para instalar novos aplicativos do macOS. Isso também pode acontecer por design, especialmente se você estiver criando um novo software.
Felizmente, é um processo fácil restaurar uma pasta em um Mac, se necessário. Existem algumas maneiras de fazer isso, mas o método mais fácil é usar o aplicativo Mac Terminal. Veja como restaurar uma pasta no Mac, independentemente do formato.
Restaurar uma pasta no Mac usando o terminal
O aplicativo Mac Finder tenta detectar automaticamente qual é o verdadeiro objetivo de um arquivo ou pasta para que ele saiba como lidar com isso corretamente. Se os atributos errados foram aplicados à pasta, o Finder tratará sua pasta como um pacote e não permitirá que você acesse os arquivos contidos nela.
Também fará isso se sua pasta tiver a extensão errada, como app Para que essas instruções funcionem, você precisará o macOS Xcode Developer Tools instalado, pois os comandos getfileinfo e setfile não estão instalados em macOS por padrão.
- Para remover esses atributos das pastas do macOS, abra o Terminal app (Launchpad > Other > Terminal ) e use o comando cd para entrar no diretório que contém sua pasta “quebrada”.
- A principal causa desse problema é o bit de atributo has bundle, portanto, para verificar isso, digite getfileinfo -aB folder no aplicativo Terminal, substituindo folder pelo local da pasta que você deseja verificar. Se o comando retornar um 1, esse atributo foi aplicado à sua pasta, o que significa que ele precisa ser removido.
- Para remover o bit de atributo has bundle da sua pasta e restaurar o acesso, digite setfile -a b folder no aplicativo Terminal, substituindo folder pelo local da sua pasta.
- Digite getfileinfo -aB folder (substituindo folder) para verifique o status do atributo has bundle depois disso - se um 0 for retornado, o atributo tem foi removido.
Depois de remover o atributo has bundle, tente acessar a pasta no Finderaplicativo, localizado como um ícone no Dock ou no Launchpad. Se você ainda não conseguir acessar a pasta, verifique se sua pasta não possui uma extensão incomum anexada a ela.
- Localize a pasta em Finder, clique com o botão direito e pressione Obter informações para carregar suas informações de atributo.
- Isso carregará uma janela separada contendo informações adicionais sobre sua pasta. Clique na subcategoria Nome e extensão para ver o nome "verdadeiro" da sua pasta. Se tiver uma extensão de arquivo (por exemplo, app), remova-a e pressione enter no teclado para salvar.
- Finder solicitará que você confirme se deseja remover a extensão de sua pasta. Clique no botão Remover para confirmar.
Com a extensão removida, sua pasta deve voltar ao normal no Finder, permitindo que você a abra normalmente.
Você também pode querer acessar arquivos e pastas de um pacote macOS genuíno (como um arquivo PKG ou DMG). Se for esse o caso, o método mais fácil é extrair o conteúdo para uma nova pasta.
Extraindo pastas do Mac usando o terminal
Um verdadeiro pacote macOS vem em vários formatos de arquivo, incluindo arquivos PKG e DMG. A forma como você aborda a restauração ou extração de pastas nesses formatos difere um pouco. Se você deseja restaurar pastas de arquivos de pacote macOS genuínos, o aplicativo Terminal permite que você faça isso.
Esses métodos assumem que você está tentando acessar pastas de arquivos PKG ou DMG empacotados. Se os arquivos estiverem corrompidos (ou não forem arquivos PKG ou DMG verdadeiros), essas instruções não funcionarão.
- Se você deseja restaurar pastas de arquivos DMG, você precisará montá-lo como uma unidade virtual primeiro. Você pode fazer isso abrindo o Terminal de Launchpad > Other > Terminal.
- Digite hdiutil anexar arquivo.dmg, substituindo file.dmgcom a localização e o nome do arquivo DMG e pressione enter para executar o comando.
- Sua pasta DMG será montada como uma pasta no diretório Volumes em sua unidade macOS. Para copiar o conteúdo do seu arquivo DMG para uma nova pasta macOS, digite cp -r /Volumes/File/ /Users/Username/Folder, substituindo File pelo nome original do seu arquivo DMG e substituindo Username/Folder pelo local para copiar o arquivos.
- Digite hdiutil info para localizar o identificador da unidade para seu arquivo DMG montado e digite hdiutil detach /dev/drive para desmontar seu arquivo DMG, substituindo /dev/drive pelo identificador de dispositivo correto.
O conteúdo do seu arquivo DMG será restaurado para uma nova pasta, pronta para você acessar.
- Para extrair arquivos e pastas de um arquivo PKG para uma pasta macOS padrão, abra o aplicativo Terminal ( Launchpad > Outro > Terminal).
- A partir daí, digite pkgutil -expand /location/file.pkg newpkgfolder, substituindo /location /file.pkg com a localização e o nome do arquivo PKG e newpkgfolder com a pasta de extração correta.
O conteúdo do arquivo do pacote PKG será extraído para o local especificado.
Manipulando arquivos e pastas MacOS
Se você não sabe como restaurar uma pasta no Mac, tente estes métodos primeiro. Em muitos casos, você pode restaurar uma pasta quebrada do macOS corrigindo a extensão ou removendo determinados atributos de arquivo. Se você tiver um arquivo de pacote macOS genuíno nos formatos PKG ou DMG, poderá extrair o conteúdo usando o aplicativo Terminal.
No entanto, nem todas as pastas podem ser recuperadas. Você deve considerar fazer backup do seu Mac com o Time Machine para garantir que sempre possa recuperar seus arquivos, mesmo que uma pasta seja corrompida ou inacessível no futuro.