Anonim

Não é exagero dizer que o Raspberry Pi mudou a computação para sempre. Ele trouxe a computação para as massas, despertou curiosidade e interesse pela computação em placa única e influenciou centenas de projetos de todas as formas e tamanhos. Mas e se você não quiser um Raspberry Pi? Aqui estão dez alternativas do Raspberry Pi que você pode experimentar.

Consulte também o nosso artigo Como bloquear chamadas na Samsung

O que é Raspberry Pi?

Links Rápidos

  • O que é Raspberry Pi?
  • Alternativas ao Raspberry Pi
  • ODroid-C1
  • Banana Pi
  • Beaglebone Black
  • LASCA
  • Intel Galileo Gen 2
  • Cubieboard5
  • NanoPi M3
  • HummingBoard
  • MinnowBoard Max
  • UDOO Dual

O que é o Raspberry Pi e o que ele pode fazer por você? O Raspberry Pi é uma placa de circuito único de computador do tamanho de um cartão de crédito. Inspirado no computador da BBC Micro da década de 1980, ele foi projetado para ser barato, fácil de usar e oferecer muito espaço para educação e exploração.

Existem vários modelos de Raspberry Pi com diferentes níveis de hardware. Detalhes completos sobre todos os modelos estão disponíveis no PiMyLifeUp, que é um site muito útil para tudo o que é Raspberry Pi.

Todas as versões do Raspberry Pi usam um SoC (Broadcom System on Chip), que é um processador compatível com ARM e um processador de vídeo em um. Há também RAM, entre 256 MB e 1 GB, tomada de áudio, USB, porta Ethernet, portas Wi-Fi e Bluetooth. As especificações exatas diferem entre os modelos.

O Raspberry Pi roda o Linux como seu sistema operacional. Como é compatível com ARM, pode ser usado com praticamente qualquer distro. Até gerou sua própria distribuição, o Raspbian, que é um fork do Debian que foi compilado para funcionar com o Raspberry Pi.

Alternativas ao Raspberry Pi

Como todas as grandes coisas, cópias, clones e alternativas logo chegam ao mercado. Se você não quiser usar um Raspberry Pi, terá várias opções. Aqui estão apenas dez deles.

ODroid-C1

O ODroid-C1, como o próprio nome sugere, é compatível com o sistema operacional Android e com o Ubuntu Linux. É uma placa elegante com uma CPU ARM quad core de 1, 5 Ghz, GPU Mali-450 MP2 e RAM DDR3 de 1 GB. Ele também possui Ethernet, 4x USB e um receptor de IR. Por apenas US $ 35, é comparável em preço ao Raspberry Pi.

Banana Pi

Banana Pi é uma evolução do Raspberry Pi e não uma cópia dele. Ele funciona com várias distribuições Linux e Android 4.4. Ele usa um processador ARM de núcleo duplo Cortex A7, GPU de núcleo duplo Mali-400 MP2 e RAM DDR3 de 1 GB. Ele também possui conectores micro USB, 2x USB, USB OTG, slot para cartão SD, Ethernet, HDMI, câmera e áudio. É maior e tem mais opções, mas custa o mesmo preço a US $ 35.

Beaglebone Black

O Beaglebone Black aprimora o hardware com uma CPU Cortex A8, 512 MB de RAM DDR3 e 4 GB de armazenamento flash eMMC. Ele também possui GPU 3D, aceleração de ponto flutuante NEON, 2 microcontroladores PRU de 32 bits. OSB OTG, host USB, Ethernet e HDMI e 1x USB. É um pouco mais caro por US $ 45-55, mas você recebe mais hardware em troca.

LASCA

O CHIP é uma alternativa minúscula ao Raspberry Pi, mas consegue se espremer em um processador ARM córtex R8 de núcleo único que suporta até 1 GHz e 512 GB de RAM. Ele também possui Wi-Fi, 1x USB, Bluetooth e 4 GB de memória flash. Como um bônus adicional, o Debian também está pré-instalado. Com meros US $ 9, a computação acessível leva a um nível totalmente novo.

Intel Galileo Gen 2

O Intel Galileo Gen 2 é a tentativa do gigante da CPU de entrar na ação do Raspberry Pi. Utiliza um processador Quark SoC X1000 de 32 bits com uma velocidade de clock de até 400 MHz. Ele também possui 256 MB de RAM, Ethernet e portas USB. A grande vantagem dessa placa é a compatibilidade do Arduino. Se você deseja levar os projetos de placa única um passo adiante, esta é a arquitetura a ser usada. Por US $ 45, também não é tão caro.

Cubieboard5

Cubieboard5 é mais para usuários avançados. Com um processador Allwinner H8 com oito núcleos Cortex A7 com clock de até 2 GHz, um núcleo de GPU PowerVR SGX544 e 2 GB de RAM, esta é uma pranchinha bastante poderosa. Ele vem completo com microSD, Wi-Fi, Bluetooth, Ethernet, SATA-II, HDMI, tomada de áudio e várias opções de portas atribuíveis. Os preços variam bastante, mas esperamos pagar cerca de US $ 100.

NanoPi M3

O NanoPi M3 é um cartão de menor custo, mas com menor capacidade. Ele usa um processador Samsung S5P 6418 com oito núcleos Cortex A9 até 1.4GHz. Ele também possui 1 GB de RAM, microSD, 4x USB, microUSB, HDMI, porta de áudio e 40 pinos sobressalentes. Ele pode rodar os sistemas operacionais Debian e Android. Por cerca de US $ 45, também tem preços competitivos.

HummingBoard

O HummingBoard usa uma CPU Cortex-A9 de núcleo duplo i.MX6 de 1 GHz, uma GPU GC2000 e 1 GB de RAM. Possui Ethernet, HDMI, 2x USB, cabeçalho GPIO, slot microSD, áudio digital e analógico e um receptor de infravermelho, câmera e Android 4.4 pré-instalados. Há um prêmio a ser pago aqui, embora este quadro custe US $ 70.

MinnowBoard Max

O MinnowBoard Max é outra alternativa viável do Raspberry Pi que faz as coisas de maneira um pouco diferente. Esta placa opera um processador Atom E38xx de núcleo único com uma velocidade de clock de 1.46GHz e 1GB de RAM DDR2. Ele também possui 2 gráficos USB, SATA-II, Intel com HDMI, microSD e Gigabit Ethernet. Por US $ 100-145, não é uma opção barata, mas tem muito poder e flexibilidade.

UDOO Dual

O UDOO Dual é a nossa alternativa final ao Raspberry Pi. Utiliza um processador ARM Cortex-A9 de 1 GHz com GPU Vivante GC 880 + Vivante GC 320 e 1 GB de RAM. Também possui HDMI, 2x microUSB, 2x USB, áudio e microfone, conector de câmera, MicroSD, Ethernet e Wi-Fi. Por US $ 115, não é barato, mas dá um soco e tanto!

Se você já conhece o Raspberry Pi ou deseja trabalhar com algo diferente, existem dez alternativas viáveis. Cada uma dessas placas oferece uma variação de um tema e cada uma possui pontos fortes e fracos. A inclusão de placas compatíveis com Arduino, placas que rodam o Android e placas com Linux integradas oferecem uma variedade de opções para os usuários.

O Raspberry Pi pode ter sido o primeiro, mas não será o último, e os novos produtos continuarão espessos e rápidos. Se você já quis entrar no computador ou na eletrônica, nunca houve um momento melhor para fazê-lo!

10 alternativas de Raspberry pi